sábado, 24 de abril de 2010

CRÔNICA: O FANTASMA DA ÓPERA - O FILME


O fantástico deslumbramento nos sonhos de qualquer poeta, poetisa, escritor, ator, atriz, dançarino ou dançarina, seria está presente, perto, vivenciando uma obra como esta. A repetida história do fantástico fantasma, vivo, embora por anos em omissão nos labirintos de um lindo teatro, nos deixa numa profunda admiração. Numa enorme vontade de contracenar, de emocionar também, de correr nos subterfúgios daquela imponente construção, de amar e ser amada daquela maneira tão fortemente divinal.

O lirismo é estupendamente envolvente, sonhador, sensual, penoso, apaixonado. As canções em tons graves, suaves, dançantes, ritmadas, deixa-nos a grande impressão de que o limiar está ali E que vale à pena ouvir e ver inúmeras vezes, numa incansável procura de nossas respostas para dizer, um simples falar:

- Venha amor, estou te esperando!A porta encontra-se entreaberta...

-Deixe amor, aquela rosa vermelha com os espinhos de seu amor sofrido por mim!

-Corra! Venha me tirar desse raptor e fantasma apaixonado,homem das trevas...

-Grite amor! Que ama-me, que caminharei contigo, pela vida inteira!

E por fim, sair nos braços amorosos daquele que batalhou, sofreu, semeou a felicidade de maneira suave, sem medo do enfrentamento dos desafios imposto pela vida. Fazer um filme num maravilhoso musical desses é fantástico! Dar uma vontade de simplesmente nos levantar de um lugar qualquer da sala, ou outro espaço da casa depois de assisti-lo num DVD, aplaudir, gritar várias vezes: BRAVO! BRAVO! BRAVO!

A sequência dos cenários perfeitos que deixa-nos maravilhados, boquiabertos. Mas destaco o baile esplendoroso de máscaras. Em que além do lirismo, o magnífico ritmo da música, a valsa emocionante com os leques numa coreografia bárbara! Meu Deus! Dos deuses do Olimpo! Meu olhar não conseguia só ver! Meu olhar desejava ficar por trás daquelas máscaras! As minhas mãos não queriam ficar paradas. Desejavam segurar um daqueles leques e abri-los sensualmente!Meus pés estavam sedentos para uma valsa, para desafiar os obstáculos e descer por fios de sedas coloridas das pontes visualizadas em determinadas silhuetas.

Deixo aqui o resumo do filme, ao qual, convido aos leitores fazerem um jeito em assisti-lo pela primeira vez ou revê-lo. obrigada pela atenção mais uma vez desses meus surtos em fazer comentários dos filmes que deixam-me emocionada.

RESUMO: O teatro de Paris é o lugar perfeito para um "fantasma"(Gerard Butler) se refugiar. Desfigurado, ele encontra em Christine( Emmy Rossum) a cantora ideal para alcançar suas próprias aspirações. Mas o abandono de La Carlota(Minnie Driver)aos ensaios, leva Christine para o papel principal do espetáculo. Na estréia, o fantasma assiste ao début de sua protegida no camarote.Mas ele não é o único a ser seduzido pelo encanto da jovem. O visconde Raoul de Chagny( Patrick Wilson), um namoradinho de infância de Christine, a reencontra.Com o coração dividido, a moça acaba despertando a ira do fantasma, cujo ciúme violento e obsessivo coloca em risco a vida de qualquer um que ouse entrar no teatro Paris.

A música de Lloyd Weber Learn to be lonely não foi encaixada na ópera. Na montagem de 2004 do filme, porém, a música foi posta nos créditos, indicado inclusive para o Oscar 2005 por Melhor Canção Original.


-Angel-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo o comentário, que sempre vem acompanhado de carinho!

Bjos...